-
Arquitetos: Story Architecture
- Área: 59 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Lonton Studio
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa 3,5 x 17, localizada no Distrito 7, cidade de Ho Chi Minh, abriga uma família composta por marido, esposa e dois filhos. Depois de anos de trabalho e contribuições para a sociedade, o proprietário acumulou recursos suficientes para construir um lar onde possam desacelerar e optar por trabalhos que possam ser realizados em casa. Assim, podem desfrutar de momentos de chá e café juntos todas as manhãs, enquanto ouvem música. Essas conversas evocam memórias dos tempos de estudante, repletas de lembranças encantadoras.
O proprietário desejava uma casa com um toque de nostalgia, muito espaço para relaxar tomando café, ler um livro e conversar, além de um ambiente arejado e luminoso que também precisava incluir uma piscina, um elevador, uma vaga de estacionamento, 3 quartos com banheiro privativo, uma sala de estar com área de oração, cozinha com sala de jantar e um banheiro compartilhado. No entanto, com uma terreno de apenas 59,5 m², isso se tornou uma tarefa difícil para os arquitetos.
No primeiro andar da casa, há espaço para estacionar carros e motos. A sala de estar se funde com a área de oração, com uma claraboia acima para garantir sua sacralidade. As escadas e os elevadores são posicionados no final da casa para maximizar o espaço útil em cada andar. A cozinha e a sala de jantar estão localizadas no mezanino, que conta com uma claraboia permitindo a visualização da área da garagem e do hall de entrada. Os quartos do segundo, terceiro e quarto andares têm banheiros privativos, com paredes de vidro para economizar espaço, além de amplas varandas para criar espaços verdes para relaxar. As varandas são dispostas em diferentes posições em cada andar, dando um destaque visual à fachada e proporcionando áreas de comunicação entre os andares. No último andar, há um terraço com lavanderia e uma pequena piscina com vista para o centro da cidade.
A parte de trás da escada é revestida com telhas encáusticas eólicas, um tipo popular na região, que proporcionam ventilação por convecção sem serem afetadas pela chuva. Além disso, são combinadas com painéis de vidro para permitir a entrada de luz e criar janelas voltadas para o céu. As paredes da fachada do átrio são revestidas com tijolos de casas antigas da região. Esses tijolos são desmontados e, após serem cortados em fatias finas, foram reutilizados na nova construção. As demais paredes são pintadas com cimento cinza, enquanto os painéis de madeira escura adicionam um toque rústico e emocional. O piso e os elementos internos também adotam tons rústicos de madeira para criar um ambiente acolhedor e íntimo na casa.